sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Avivamento? O que é?


“Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos,
que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido
queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém
e não estejamos mais em opróbrio. Então, lhes declararei como a
mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras
do rei, que ele me tinha dito. Então disseram: Levantemo-nos
e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.”
(Neemias 2:17-18)

--Segundo o dicionário Michaelis, Avivamento é: Ato ou efeito de avivar(-se). Então o que seria Avivar? O mesmo dicionário define Avivar como: 1.Tornar(-se) mais vivo; animar(-se), excitar(-se). 2.Tornar(-se) mais ativo ou nítido. 3.Tornar(-se) mais intenso (sentimentos ou sensação); exacerbar(-se). 4.Despertar.
--A Bíblia nos cita vários momentos onde o povo de Deus tornou-se mais vivo e mais intenso com o derramar do Espírito Santo. E em todos esses momentos o que foi necessário era um coração disposto para que fossem realizadas grandes obras. Neemias foi um bom exemplo, entristecido por saber que seu povo estava assolado e destruído, clamou ao Senhor para que lhe permitissem ir até sua terra a fim de fazer uma grande obra, a reconstrução dos muros de Jerusalém. Neemias era persistente, determinado, motivado e acima de tudo temente a Deus. Não deu ouvidos aos zombadores, repreendeu os murmuradores, e com honestidade reconstruiu o muro em 52 dias. A partir da vida de Neemias é possível destacar três principais lições de vida: 1ª - Para iniciar uma tarefa, qualquer que seja, é preciso orar; 2ª - Quando se está segundo a vontade de Deus, realiza-se o impossível; 3ª - Para servir a Deus com verdade é preciso falar com Ele e andar com Ele. Neemias exemplifica bem o conceito de avivamento, pois para toda e qualquer obra é preciso iniciar sempre com uma visão.
--Moisés, Samuel, Davi, Josafá, Ezequias, Josias e Esdras foram líderes que obedeceram ao chamado de Deus e trouxeram grandes avivamentos para o seu povo e em todos esses momentos vidas se voltaram para Deus e arrependeram-se de seus pecados. Esses homens enfrentaram dias difíceis, lutas e medos para que as pessoas conhecessem a vontade de Deus. Como é maravilhoso ler na Bíblia esses homens corajosos e tementes a Deus, que não hesitaram em fazer a obra que lhes foi proposta. Lembro-me de ler em um excelente livro, chamado Paixão pelas Almas - de Oswald Smith, um relato sobre a vida de um jovem advogado, chamado Charles G. Finney, que teve um lindo encontro com Deus e a partir disso colocou-se a disposição de Deus e foi cheio do Espírito Santo. Esse jovem com suas pregações influenciou multidões de pessoas, do leste do Estados Unidos, a uma relação profunda de Adoração a Deus. Todos os lugares em que Finney se dispôs a ir lotavam, e suas mensagens tinham um efeito tão intenso nas vidas que estavam presentes, que elas se jogavam no chão desesperadas e clamando misericórdia a Deus por seus pecados, tal efeito era tão grande que ele não conseguia concluir suas pregações pois a multidão chorava e clamava a Deus por arrependimento.
--O grande diferencial entre Avivamento e o derramamento de poder é que no Avivamento há derramamento de poder e o principal, mudança de atitude. Muitas vezes nos confundimos achando que um culto abençoado onde Deus se manifestou e houve curas e batismos é Avivamento, mais isso é apenas uma pitada do que Deus pode fazer. O Avivamento é acima do culto abençoado, é principalmente a mudança de atitude. Nos lugares em que Charles G. Finney passava, ficava um maravilhoso diferencial, as vidas que tinham um encontro com Deus passavam a viver de uma forma diferente, elas mudaram hábitos, atitudes e maneiras de viver e de se relacionar como sociedade. A melhor forma de alcançar o Avivamento em sua igreja e em sua cidade é buscando o arrependimento, a mudança de atitude!

No response to “Avivamento? O que é?”